BLOG

Blog para Empreendedores

Quais são as empresas que podem usufruir do Fator R?

Fator R

O Fator R, elemento do Simples Nacional, oferece um caminho prático e inteligente para reduzir a carga tributária das mais diversas empresas. Sendo um cálculo realizado mensalmente para determinar a incidência de tributos, o Fator R é definido pela própria legislação do Simples Nacional.

Hoje vamos explicar um pouco melhor no que consiste esse elemento fiscal e como sua empresa pode se beneficiar.


O que é o Fator R?

Com uma escala progressiva, o Fator R varia conforme o faturamento da sua empresa. Desta feita, em meses com menos demanda, o pagamento de impostos também é reduzido, garantindo um maior equilíbrio no mercado e taxando as empresas segundo a movimentação de verbas. Outro ponto que influencia bastante no valor do Fator R é o total de gastos da folha de pagamento.

Visto que o profissional contábil tenha realizado os cálculos e identificado a alíquota que deve ser aplicada à sua empresa, é só realizar o pagamento do valor justo e coerente com a realidade atual do seu negócio.


Mas, quais empresas têm direito ao Fator R?

Para ter acesso ao benefício, é importante que sua empresa esteja associada à prestação de serviços intimamente relacionados com atividades intelectuais, quer seja ela de natureza artística, cultural, técnica, desportiva ou científica.

Não há nenhuma regulamentação quanto a nichos específicos de mercado. 

Desde que exista uma proposta de atuação ligada à atividade intelectual e promoção de serviços ligados a alguma linha do saber, é possível aproveitar o Fator R. Alguns exemplos de empresas seriam:

  • Instituições médicas;
  • Redações de revistas, jornais ou periódicos;
  • Clínicas de nutrição, psicologia e psicanálise;
  • Academias esportivas;
  • Consultórios fonoaudiólogos;
  • Estabelecimentos de terapia;
  • Empresas que trabalhem com produção de conteúdo, interpretação ou tradução;
  • Clínicas odontológicas;
  • Entre outros.

As possibilidades são infinitas, e costumam estar sempre associadas à prestação de serviços, ou produção de conteúdo e materiais ligados à ciência. Independente da sua atividade empresarial, o Fator R é um elemento muito importante para pequenas e médias empresas, já que tem o potencial de impactar fortemente o dia a dia do negócio e aumentar a competitividade da operação.


O Fator R e sua empresa

Procuramos neste texto, explicar melhor quais empresas podem usufruir do Fator R. Se o seu negócio atua em alguma das atividades comentadas, ou se encaixa na breve descrição que oferecemos, recomendamos fortemente que converse com um profissional contábil agora mesmo.

A compreensão desse evento pode parecer complexa, mas, na verdade, exige apenas um bom planejamento, estudo e análises do caso concreto, a fim de compreender se o Fator R é uma realidade aplicável à sua empresa. Tais passos devem ser dados com a ajuda de um especialista, a fim de evitar erros e inconsistências.


Convidamos você para uma conversa

Desde o enquadramento no anexo correto, o alinhamento das expectativas, o cálculo das alíquotas e a criação de uma estratégia – nós aqui da Gumz contabilidade podemos te ajudar em todos esses pontos. Que tal conversar com um de nossos especialistas a fim de entender melhor como podemos te ajudar?

Esperamos seu contato desde já. Até mais!

Sobre a GUMZ

Logo-Gumz-Contabilidade-Sem-Texto

A Gumz Contabilidade e Consultoria Empresarial está no mercado desde 1978, temos mais de 500 clientes e 65 pessoas na equipe. Realizamos os serviços: contabilidade, gestão fiscal, gestão trabalhista e previdenciária, gestão societária, BPO financeiro, IRPF, controle de investimentos na bolsa de valores, consultorias e treinamentos. Entre em contato!

Deixe um comentário