BLOG

Blog para Empreendedores

Qual a importância do planejamento tributário para o comércio?

planejamento tributário

O planejamento tributário é um processo complexo e extremamente necessário. Por meio dele, empresas dos mais diversos ramos podem lidar com uma redução da carga tributária, tudo conforme a lei. Hoje nós aqui da Gumz vamos falar exatamente sobre a importância do planejamento tributário em seu comércio.

Temos plena consciência de que a carga tributária de nosso país é alta, complexa, com muitos detalhes e muito por isso, realizar o planejamento tributário sem assessoria profissional pode ser algo bem difícil e com duras consequências para o negócio.

Por isso, convidamos você para uma conversa desde já, para podermos esclarecer qualquer questão que tenha.

Por qual motivo deve fazer o planejamento tributário de seu comércio?

Completo, o planejamento tributário visa três cenários diferentes: o otimista, o moderado e o pessimista. Em cada um deles, se fazem cálculos que procuram entender melhor como deve ser o comportamento do gestor da empresa perante as diferentes possibilidades de desempenho.

Com um alinhamento nesse ponto, uma contabilidade poderá guiar a empresa à escolha de um regime tributário diferente, que consiga reduzir a incidência de impostos, ou mesmo evitar problemas do não pagamento de valores devidos.

Aqui também se estudam as obrigações acessórias, indicando qual modelo seria o mais prático e capaz de ser inserido na rotina de operações da empresa.

Por exemplo, enquanto o Simples Nacional é um modelo extremamente prático que costuma agradar à maioria dos gestores de empresas pelo pagamento de impostos e uma única guia, o Lucro Presumido ou Real possuem maiores diferenças na apuração de impostos e impactam empresas de médio porte com uma limite de faturamento superior.

O planejamento tributário e sua importância

Com um bom planejamento em dia no seu comércio, você lidará com uma série de benefícios únicos, a exemplo de:

  • Boa manutenção da conformidade de sua empresa perante a lei: Um negócio em concordância com a lei atrai mais investidores, têm mais oportunidades de negociação com fornecedores e muito mais;

  • Evitar pagamento de impostos indevidos: Com a plena consciência de quais os tributos e alíquotas devidas, sua empresa poderá evitar o pagamento de impostos indevidos, diminuindo essa sangria de valores, assim como, reduzindo a necessidade de processos administrativos para reaver os pagamentos;

  • Prevenção de multas: Com um planejamento tributário bem alinhado, é possível prevenir a ocorrência de multas por conta de pagamentos atrasados, a menor ou a maior. Com o estabelecimento de um bom planejamento tributário, sua empresa consegue estar sempre passos à frente do Fisco, cumprindo com todas as responsabilidades, sem riscos de deslizes;

  • Redução de burocracia: Por fim, temos uma redução da necessidade de lidar com burocracias, visto que o planejamento procurará prever toda a necessidade do seu negócio de forma antecipada, garantindo uma rotina amarrada e recorrente, sem precisar de consultas ou confusões na hora de cumprir com obrigações fiscais.

Conheça mais sobre esse assunto falando conosco aqui da Gumz

Se você percebe agora a importância do planejamento tributário, converse com um de nossos especialistas aqui da Gumz contabilidade e tenha acesso a profissionais capacitados, com bagagem e experiência suficiente para lhe demonstrar o caminho ideal para seu planejamento tributário.

Sobre a GUMZ

Logo-Gumz-Contabilidade-Sem-Texto

A Gumz Contabilidade e Consultoria Empresarial está no mercado desde 1978, temos mais de 500 clientes e 65 pessoas na equipe. Realizamos os serviços: contabilidade, gestão fiscal, gestão trabalhista e previdenciária, gestão societária, BPO financeiro, IRPF, controle de investimentos na bolsa de valores, consultorias e treinamentos. Entre em contato!

Deixe um comentário