BLOG

Blog para Empreendedores

Motivo da exclusão do Simples Nacional

pessoa pensando na exclusão do Simples Nacional

A Exclusão do Simples Nacional é algo imensamente temido por pessoas empreendedoras. Talvez você esteja aqui neste artigo por já ter sofrido essa exclusão, e estar agora procurando entender o porquê exatamente o que fazer para não ter sua empresa excluída do Simples Nacional.

De toda forma, vamos procurar explicar de forma bem clara e concisa tudo o que você precisa entender a respeito desse fenômeno.

Quais os principais motivos para a exclusão do Simples Nacional?

A exclusão do Simples Nacional ocorre sempre que a Receita Federal consegue identificar que a empresa descumpriu uma exigência basilar para o enquadramento no Regime do Simples Nacional. Alguns dos descumprimentos mais comuns de acontecerem são:

  • Faturamento Anual superior àquele permitido por lei;
  • Acúmulo de débitos perante a Receita Federal;
  • Erros de Cadastro;
  • Atuação em atividades não permitidas pelo regime.

O que nota-se aqui, é que o Simples Nacional funciona como um regime de exceção. Aqueles que se enquadram nele, fazem parte de um seleto grupo de pessoas empreendedoras que podem gozar de benefícios fiscais, facilidades para a rotina contábil, assim como acesso a algumas linhas de crédito exclusivas.

Para fazer parte desse grupo, é necessário cumprir com todas as exigências de enquadramento no regime, caso contrário, pode-se inferir que a pessoa gestora está agindo de má-fé, onde ainda que não possa mais gozar dos privilégios dados a pequenos empreendedores, continua fazendo uso desse enquadramento fiscal.

Existe forma de pedir o reenquadramento?

A boa notícia é que as empresas que porventura sejam excluídas do Simples Nacional, podem sim voltar a ser optantes pelo regime tributário, desde que resolvam todas as questões que motivaram sua exclusão.

Vale pontuar que esse retorno para o Simples Nacional, ou como é mais conhecido, o processo de Reenquadramento, só pode ser efetuado no ano seguinte ao da Exclusão. Isso por conta da necessidade de estar num novo ciclo fiscal a fim de conseguir realizar esse retorno ao regime.

Cuidado na manutenção de sua empresa

Muitos prejuízos estão associados ao desenquadramento. A exclusão do Simples Nacional pode até mesmo ter efeitos retroativos quando o valor acumulado na Receita Bruta é superior a R$ 400.000,00. Ou seja, falhar gravemente perante o Simples e seus requerimentos, pode implicar no pagamento de taxas e impostos não antecipados.

Para evitar incorrer nesses pontos, recomenda-se que a pessoa empreendedora tenha lado a lado de si uma assessoria contábil especializada nos assuntos burocráticos do Fisco. Capaz ela não somente de ajudar você, pessoa empreendedora, a manter-se na lei e dos conformes fiscais, como também oferecer melhores direcionamentos com relação aos novos passos estratégicos que sua marca pode dar.

Que tal entender melhor os serviços Gumz?

Na Gumz oferecemos uma assessoria completa para empresas como a sua, que desejam ter a paz e tranquilidade de estar sob o manto da lei, sem risco de sofrerem com a exclusão do Simples.

Converse com um de nossos profissionais agora mesmo e entenda melhor como podemos te ajudar.

Sobre a GUMZ

Logo-Gumz-Contabilidade-Sem-Texto

A Gumz Contabilidade e Consultoria Empresarial está no mercado desde 1978, temos mais de 500 clientes e 65 pessoas na equipe. Realizamos os serviços: contabilidade, gestão fiscal, gestão trabalhista e previdenciária, gestão societária, BPO financeiro, IRPF, controle de investimentos na bolsa de valores, consultorias e treinamentos. Entre em contato!

Deixe um comentário