Cada segmento de atuação acaba tendo um regime tributário mais ideal, alinhado tanto em questão de rotina tributária, alíquotas assim como CNAE: cadastro de atividades econômicas permitidas para tal regime. Hoje abordaremos o regime tributário para prestador de serviços, assim como alguns outros detalhes a respeito do enquadramento.
Caso tenha dúvidas ao fim da leitura, não hesite em falar conosco aqui da Gumz, ok? Sem mais delongas, vamos mergulhar neste artigo.
Conheça o regime tributário para prestador de serviços
Para entender melhor o regime tributário para prestadores de serviços, você precisa saber que uma pessoa que atua na prestação de serviços precisa pagar dois impostos indubitavelmente – o Imposto Sobre Serviços, sendo de natureza municipal, e o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, a qual é de natureza estadual. Vale lembrar que quando um deles incide sobre a atividade de sua empresa, o outro não será cobrado.
No momento de identificar o melhor regime tributário para prestação de serviços, as prestações de serviços precisarão ser estudadas. Afinal de contas, alguns serviços, como os médicos, por exemplo, não estão incluídos em alguns dos regimes tributários disponíveis no momento.
De uma forma geral, o regime a se procurar encaixar seria o Simples Nacional, que possui uma redução nas alíquotas, é o regime com recolhimento mais facilitado e o mais popular dentre prestadores de serviços.
Sou uma pessoa prestadora de serviços e não posso ser enquadrada no Simples
Em não podendo aproveitar o enquadramento no Simples Nacional, quer seja por conta de uma questão com o teto de faturamento, ou mesmo por conta da participação em outra empresa, outros regimes tributários estão disponíveis.
Alguns exemplos além do Simples Nacional seriam:
- Lucro Real: O Lucro Real é outro regime tributário para prestadores de serviço, esse regime que se baseia no valor real do lucro da sua marca, algo diferente do valor bruto, este sendo subtraído do custo total. Em períodos em que não há lucro, não há necessidade de pagamento de tributos;
- Lucro Presumido: Outro regime bastante utilizado pelos prestadores de serviços é o Lucro Presumido, que tem por base de cálculo a atuação específica da empresa.
A escolha do regime que será aplicado à sua operação também deverá considerar outros elementos, como também as obrigações acessórias, como apresentação de livros contábeis, entrega de relatórios e mais.
Por conta desses pormenores, e o real enquadramento na CNAE, a assessoria profissional é mais que recomendável.
Converse conosco da Gumz agora mesmo
Que tal entender melhor como os profissionais aqui da Gumz podem ajudar o seu negócio a escolher o melhor regime tributário para prestador de serviços? Como você percebeu, a resposta para “qual o regime tributário para prestadores de serviços?” não é necessariamente tão simples.
Converse conosco, explique um pouco melhor como se dá a sua atuação e nos permita colaborar com a escolha. Não deixe de dar uma olhadinha em nosso blog, onde você encontra diversos artigos como este aqui, cheios de informações e dicas contábeis.
Esperamos seu contato desde já. Um grande abraço e até mais.